Os fundadores estabelecem a sua casa

A Herdade Grande é pertença da família Lança desde 1920, ano em que foi adquirida por Ernesto dos Santos Lança, um agricultor oriundo de Aljustrel. À data, a vinha e o olival eram culturas presentes.

1920

O Vinho de Talha

Depois do falecimento de Ernesto dos Santos Lança é o seu filho, Eduardo, que assume os destinos da Herdade Grande. Eduardo prossegue com a cultura da vinha e é um apaixonado pelo Vinho de Talha, que produz anualmente.

1925

Nasce o actual proprietário

Nasce António Lança, filho de Eduardo Lança. O varão da família prossegue a paixão pela terra e, em 1970, licencia-se em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia. Naturalmente, tornar-se-ia gestor da Herdade Grande.

1946

O início do projecto vitivinícola

À área de vinha da Herdade Grande é alvo de grande reconfiguração a partir de 1980, crescendo para 60 ha. É feita a aposta numa grande diversidade de castas, nacionais e internacionais, seleccionadas tendo em conta a sua adaptabilidade ao “terroir”, de forma a preservar as características típicas dos vinhos Alentejanos..

1980

O princípio da vinificação

A visão de António Lança leva a que, em 1997, a Herdade Grande comece a engarrafar o seu vinho. Nasce assim a marca Herdade Grande, preparada para comercializar entre 350.000 a 400.000 garrafas de vinho, das quais 30% Branco e 70% Tinto.

1997

Início da comercialização do Azeite

A partir de 2008, a área de olival é igualmente potenciada para a produção de azeite com marca própria, mais uma vez, Herdade Grande. Produzido a partir das melhores azeitonas, o Azeite HG é suave, com baixa acidez e, preserva os genuínos aromas e sabores característicos das variedades Cobrançosa e Galega.

2008

Surge a 4ª geração da família Lança

A partir de 2011, a quarta geração da família Lança envolve-se oficialmente nos destinos da empresa. Mariana Lança, formada em Viticultura e Enologia, aceita o desafio do seu pai para assumir a direcção geral do projeto, nomeadamente as áreas comercial, de marketing e a sua grande paixão: a viticultura.

2011